GNU/Linux segurança software livre Tecnologia da informação

Corrigindo canal negativo no aircrack-ng

Saudações livres.

Em algumas placas de rede, comumente ocorre um erro onde a placa tem seu canal setado para -1, impedindo algumas ações. Exemplo:

# aireplay-ng -1 0 -a XX:XX:XX:XX:XX:XX -h XX-XX-XX-XX-XX-XX mon0
Waiting for beacon frame (BSSID: XXXXX) on channel -1
mon0 is on channel -1, but the AP uses channel 6

Nota: se você obtem uma mensagem semelhante, porém o canal nao é definido como -1, clique aqui.

Para corrigir isso acesse este link e faça download do tarball mais recente, na data que escrevo este texto o link direto é: http://wireless.kernel.org/download/compat-wireless-2.6/compat-wireless-2011-08-08.tar.bz2. Descompacte o arquivo e execute: read more »

GNU/Linux segurança software livre Tecnologia da informação

Firewall para Debian Squeeze

Saudações livres,

abaixo publico um script desenhado para se adequar ao Debian Lenny e, consequentemente, ao LSB para scripts de inicialização.

Vale ressaltar que o software se divide em dois arquivos, o gfirewall.sh contem o firewall propriamente dito, o funcoes.sh contem funções bash que são utilizadas no primeiro arquivo. O objetivo dessa separação é deixar o arquivo de firewall mais limpo, contendo apenas as regras personalizadas, que exigem mais atenção.

Para “instalar” os scripts mova os dois arquivos para /etc/init.d/, execute o comando: insserv -v gfirewall.sh e edite este último arquivo descomentando as linhas que lhe servirem e/ou acrescentando novas regras. read more »

GNU/Linux software livre Tecnologia da informação

Suporte remoto (ignorando firewall) com Gitso

Quem precisa acessar, a distância,  a interface gráfica de outros computadores quase sempre se depara com o problema do computador que vai ser acesso estar atrás de um firewall e/ou gateway de rede utilizando NAT. O Gitso foi criado para sanar este problema de forma simples.

O Gitso é um frontend para conexões reversas de VNC. Para quem não sabe o que é conexão reversa, é um conceito bastante simples: normalmente quando se estabelece uma conexão entre dois computadores (nesse caso uma conexão de VNC) o sistema que vai ser acessado está executando um servidor e quem vai acessar se conecta a este servidor; em um conexão reversa é o contrário que ocorre, fazendo assim com que a máquina que vai ser acessada se conecte a que vai dar o suporte. Apenas quem dá o suporte terá que se certificar que as conexões que vão para o seu ip na porta 5500 (utilizada pelo Gitso) estão chegando na máquina. read more »

GNU/Linux segurança

Ncrack – ferramenta para brute-force

ncrack_logoNcrack é uma ferramenta desenvolvida como projeto para o Google Summer of Code de 2009 por Fotis Hantzis e Fyodor (integrante da equipe do insecure.org). É um software para brute-force, similar ao hydra e medusa, que conta, atualmente, com suporte a RDP, SSH, http(s), SMB, pop3(s), FTP, e telnet.

Na página do projeto você pode encontrar instaladores para Windows e Mac OS X, além do pacote contendo o código fonte. Descreverei o processo de instalação para ambientes GNU/Linux, que tem como pré-requisito os pacotes gcc e build-essential.

read more »

GNU/Linux software livre

Modo monitor na placa broadcom BCM4313

Atualização: a partir do ubuntu 11.04 esta placa passou a ter modo monitor por padrão.
Neste tutorial irei descrever os passos para habilitar o modo monitor (também chamado de Modo de Monitoramento ou modo RFMON) na placa wireless BCM4313 fabricada pela broadcom. Os procedimentos foram realizados no sistema operacional Ubuntu GNU/Linux 10.10, no qual esta placa é reconhecida e funciona perfeitamente com o driver, outrora proprietário, da broadcom, porém não é suportado o modo monitor.

O driver que será instalado tem, atualmente, suporte para os seguintes chips:

Nome | ID do dispositivo
BCM4313 | 0×4727
BCM43224 | 0×4353
BCM43225 | 0×4357 read more »

política

A defesa do aumento salarial dos parlamentares

Uma tirinha relacionada pode ser vista no endereço: http://www.willtirando.com.br/?post=432

update: em tempo, há um projeto de lei proposto por Luiza Erundina que visa tornar obrigatório a ocorrência de referendo popular para se definir subsídios (nesse caso o salário) para o Presidente da República e dos membros do Congresso Nacional. Veja mais em http://www.escoladegoverno.org.br/biblioteca/827-projeto-de-lei-nd55-de-2011

GNU/Linux software livre

Debian 6 “Squeeze” é liberado

Após 24 meses de constante desenvolvimento, o Projeto Debian tem o prazer de apresentar sua nova versão estável 6.0 (codinome Squeeze). O Debian 6.0 é um sistema operacional livre, vindo pela primeira vez em dois sabores. Ao lado do Debian GNU/Linux, o Debian GNU/kFreeBSD
é introduzido com esta versão como uma prévia da tecnologia.

O Debian 6.0 inclui o KDE Plasma Desktop e Aplicativos, os ambientes de área de trabalho GNOME, Xfce, e LXDE assim como todos os tipos de aplicativos para servidor.  Também apresenta compatibilidade com a FHS v2.3 e software desenvolvido para a versão 3.2 da LSB.

O Debian 6.0 Squeeze introduz prévias técnicas de dois novos portes para o kernel do projeto FreeBSD usando o conhecido espaço de aplicativos Debian/GNU: Debian GNU/kFreeBSD para o 32-bit PC kfreebsd-i386 e o 64-bit PC kfreebsd-amd64. Estes portes são os primeiros a serem incluídos em uma versão do Debian que não são baseados no kernel Linux. O suporte ao software comum de servidor está robusto e combina os recursos existentes nas versões Debian baseadas em Linux com os recursos únicos conhecidos do mundo BSD. Entretanto, para esta versão estes novos portes são limitados; por exemplo, alguns recursos avançados do desktop ainda não são suportados. read more »

GNU/Linux software livre

Instalando modem Huawei e1756 com vivo internet no Debian Lenny

Este modem veio com um software, escrito em java, que realiza a conexão com a Vivo; porém ele não faz reconexão automática, o que me obrigou a procurar outros meios de conectar.

Utilizarei o wvdial para fazer a discagem e o usb-modeswitch para que o Debian reconheça o dispositivo usb como modem. Execute no terminal: read more »

software livre

Richard Stallman dançando Soulja Boy

Richar Stallman e funcionários do MIT dançando Soulja Boy.

Não tenho palavras para descrever.

cultura livre

Tropa de Elite 2 – retratando a politicagem

O inimigo somos nós

O filme Tropa de Elite 1, é uma ficção inspirada no best-seller Elite da Tropa. Nele nos foi supostamente mostrado, em cenas fortes, o funcionamento do Batalhão de Operações Especiais (BOPE),  além de atividades que este exercia contra o tráfico de drogas nas favelas do Rio de Janeiro.

O cineasta José Padilha, diretor do longa, declarou ter se impressionado com a reação popular ao filme. Segundo ele, o filme é uma crítica clara contra a violência e a tortura e não um suporte à violência policial. Wagner Moura, ator principal, disse duvidar que moradores de países como Finlândia  ou Suíça  veriam tais policiais como heróis, ao passo que muitos brasileiros claramente nutrem um certo respeito pelo Capitão Nascimento. read more »